Idosos lideram com reclamações referente a serviços financeiros em Mato Grosso do Sul
Atendimento ao idoso aumento em MS
Em Mato Grosso do Sul, os serviços financeiros lideram as reclamações registradas por consumidores idosos, nos meses de janeiro a maio. No comparativo com o ano de 2022, pessoas entre 67 e 78 anos representaram aumento superior a 38% na orientação e defesa de seus direitos.
A pensionista Maria Inácio Bezerra, 77 anos de idade, foi um caso que indicou que o acompanhamento do extrato da conta bancária pode ajudar e prevenir uma possível dor de cabeça. Até porque foi conferindo o documento que ela percebeu o desconto de R$ 49,90, de um seguro que sequer contratou de empresa com sede no Rio de Janeiro (RJ). O valor foi devolvido.
“Até no banco nos indicaram vir ao Procon e essa não é a primeira vez que venho, na outra tive problema com uma TV e me deram uma nova. Sempre consegui resolver aqui”, conta Maria.
Perfil
A Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) fez um levantamento que revela que no período de janeiro a maio, o número de idosos atendidos aumentou 10,03% em relação ao ano passado. Se em 2022 eles representavam 2567 dos 8175 (31,40%) dos registros, hoje já constituem 3480 dos 8393 registros atuais (41,43%).
São as mulheres que mais recorrem ao serviço de proteção e defesa de seus direitos consumeristas. O indicador, em ambos os anos, é superior a 51%. Também se destaca aumento de 38,19% no registro de reclamações na faixa etária de 67 a 78 anos. Os casos passaram de 877 para 1212, até o mês passado. Isso pode refletir segurança no atendimento presencial e nas orientações decorrentes dessa modalidade, em contraponto aos canais digitais.
Orientação e defesa
A secretária-executiva do Procon/MS, Emy Yamasaki, explica que o cuidado com os idosos é responsabilidade de todos. “Importante que os familiares ajudem a monitorar os contatos de empresas para contratação de serviços e orientá-los a procurar os canais de proteção e defesa do consumidor, ao se deparar com práticas abusivas”.
Dentre os canais disponíveis aos idosos estão o disque denúncia 151, postos de atendimento presencial em Campo Grande nas unidades do Prático Aero Rancho, Bosque dos Ipês, no Centro Integrado de Justiça (Cijus) e na Rua 13 de Junho, 930. O formulário on-line também facilita os processos.