quarta-feira, 22/jan/2025
30.8 C
Campo Grande

Gostou, postou, Viralizou!

InícioSaúdeMais de 200 profissionais são qualificados no programa de saúde e saneamento...

Mais de 200 profissionais são qualificados no programa de saúde e saneamento indígena

Programa formou cerca de 260 profissionais entre AIS e AISAN

Foi realizado a entrega dos certificados pela SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), junto com outras entidades, realizou a entrega dos certificados do Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN). 

O programa formou cerca de 260 profissionais entre AIS e AISAN, com carga horária de 500 horas. As cerimônias de certificação foram realizadas nos dias 3, 4, 10 e 11 de abril nas aldeias de Porto Lindo, Amambai, Lagoinha e Cachoeirinha, nos municípios de Japorã, Amambai, Aquidauana e Miranda, respectivamente.

Segundo o diretor da ETSUS, Newton Gonçalves de Figueiredo, a escola foi responsável pela execução do projeto pedagógico e realizou o acompanhamento e monitoramento das aulas realizadas. O curso em nível médio é validado por um sistema de certificação nacional, o SISTEC, e é válido em todo território nacional.

“A qualificação foi um processo estabelecido pela Saúde Indígena há mais de 10 anos. Cada agente possui uma área de sua responsabilidade onde ele acompanha as famílias que estão na sua região, a gestante, o hipertenso, o diabético, o paciente com tuberculose. Então ele faz o acompanhamento e traz as informações para as equipes que atuam nas aldeias, ele realiza um trabalho de saúde coletiva, de saúde pública, de atenção primária à saúde”, explica.

Foram trabalhadas durante o programa as áreas temáticas de promoção da saúde no território indígena; Processo de trabalho do agente indígena de saúde e Ações de prevenção a agravos e doenças de recuperação da saúde dos povos indígenas. Todas as sistemáticas foram voltadas para a saúde de cada região e as apostilas para as aulas produzidas de acordo com a realidade de cada aldeia.

O Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), dentro do programa de qualificação, atuou na logística e fornecimento de alimentação aos estudantes, enquanto a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) colaborou na produção e disponibilização dos materiais para as aulas e com o fornecimento de bolsa aos professores.

credito capital news.

Divulgação/Portal MS
RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMENTÁRIOS RECENTES