Por: Redação Enfoque MS – 14:45 – 28/01/2023
Gerson Claro é cotado assumir o cargo que vai comandar um orçamento de R$ 427,4 milhões neste ano
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) será escolhido em 1º de fevereiro. A menos de uma semana para o pleito, o o deputado estadual Gerson Claro (PP) é o mais cotado para assumir a presidência do Legislativo Estadual. O evento está marcado às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus.
Seguindo os dispositivos do Regimento Interno, os deputados diplomados se reunirão na sede da ALEMS em sessão preparatória, independentemente de convocação, para a solenidade de posse e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos nas duas Sessões Legislativas sequentes (2023 e 2024).
De acordo com a norma da Casa de Leis, serão recolhidos os diplomas e tomado o compromisso legal de todos os deputados. A eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta, à chapa (s) ou a candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão. Um mesmo deputado poderá figurar em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que concorrendo ao mesmo cargo eletivo.
A Mesa Diretora é composta por sete cargos:
- presidente;
- 1º vice-presidente;
- 2º vice-presidente;
- 3º vice-presidente;
- 1º secretário;
- 2º secretário;
- 3º secretário.
Conforme apurado pelo Enfoque MS os deputados intensificaram as negociações em torno da divisão de cargos da Assembleia desde a eleição de Eduardo Riedel (PSDB), como governador do Estado. Com isso, o nome do deputado Gerson Claro, que é do mesmo partido da ex-ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina (PP), é o favorito para assumir a presidência da ALEMS.

Deputado reeleito, Claro, natural de Itaporã, vem intensificando a busca por votos. “Na função de presidente, quero contribuir para que os deputados estaduais possam ter um exercício pleno dos seus mandatos, cumprindo com os seus respectivos papéis na Casa de Leis”, afirmou.
Já o governador do Estado frisou que essa escolha passa pelos 24 deputados estaduais. “Mas é sabido que o Partido Progressista terá papel fundamental na condução da próxima presidência da Casa de Leis, além da grande contribuição que poderá dar ao novo governo”, frisou Riedel.
A Assembleia Legislativa já teve onze presidente, deste seu início, em 1979. O deputado Londres Machado foi o que mais assumiu o comando do Legislativo no estado, ocupando o cargo por sete vezes. Junior Mochi, do MDB, foi presidente por oito anos, entre 2015 e 2019. Paulo Corrêa (PSDB) é o atual presidente da Assembleia.
Ano Legislativo
Já no dia 2 de fevereiro, às 9h, também na sede da ALEMS, será realizada a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa (2023), com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), conforme prevê a Constituição Estadual. Haverá o hasteamento das bandeiras e a leitura da mensagem do Poder Executivo aos demais Poderes e ao povo, pelo novo governador.
Quem é Gerson Claro?
Gerson Claro nasceu em Itaporã, interior de Mato Grosso do Sul. Aos 13 anos já ajudava na olaria do pai para contribuir com o sustento da família. Todos os dias andava 6 quilômetros a pé para ir à escola.
Depois de servir o Exército Brasileiro, no município de Nioaque, Gerson, então recém-formado no magistério, se tornou professor e começou a dar aulas para crianças do primeiro ao quinto ano no município de Sidrolândia.
Sempre persistente e determinado, descobriu cedo o valor do trabalho e se desdobrava para estudar, trabalhar e ajudar a família. Dava aulas pela manhã, à tarde, de bicicleta, entregava marmitas preparadas pela mãe, e, à noite, ainda enfrentava mais de 140 km de estrada de ônibus, algumas vezes de carona, para fazer faculdade em Campo Grande.
Formou-se em história e lecionou em escolas públicas de Sidrolândia e até em colégios particulares da Capital. Passou mais de uma década dentro da sala de aula, e conheceu de perto e na prática a realidade da educação no país.
Nascido em uma família agregadora, sempre rodeado por amigos e parentes, Gerson viu a necessidade de militar politicamente para ajudar sua comunidade e município. Para se aprimorar e contribuir melhor com a sociedade ingressou na Faculdade de Direito, graduando-se em 2002, logo em seguida aprimorou seus conhecimentos com a pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo.
Já historiador e advogado, iniciou a carreira jurídica com grande destaque, galgando solida e respeitável reputação entre os pares, se tornando sócio de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado.
Gerson foi diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) por oito anos, auxiliando na assistência a todas as prefeituras Estado. Experiência que o aproximou e o tornou conhecedor dos desafios da gestão pública.
Em 2015 foi nomeado Diretor-presidente do Detran-MS e sua gestão ficou marcada pela modernização e simplificação de processos, como a criação da CNH ágil, o que permite ao condutor renovar sua habilitação pela internet.
Casado com Kátia, com quem tem dois filhos, Pedro e Joao Paulo, Gerson Claro foi eleito deputado estadual em 2018, pelo Progressistas.
Atualmente, ele é presidente da principal comissão temática da Casa, a CCJR (Comissões de Constituição, Justiça e Redação).