Além do alerta vermelho para baixa umidade, o Estado passa por uma nova onda de calor

Mato Grosso do Sul segue sob alerta vermelho de perigo para a baixa umidade do ar e onda de calor. Na tardee desta segunda-feira (2), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou quatro alertas e, entre os mais severos, estão os de umidade do ar abaixo dos 12% e calor de 5ºC acima de média.
Diante disso, os órgãos de saúde orientam a população a redobrar os cuidados, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, bem como atividade física de alta intensidade em qualquer horário.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade do ar ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção. Logo, com os índices na faixa de 12% para baixo, a população deve tomar mais cuidados.
Sobretudo, o tempo extremamente seco e quente também é predominante em quase todo o país. Confira no mapa as áreas de perigo:

Avanço de frente fria
O calor extremo e o tempo seco devem ser temporários. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há o avanço de uma nova frente fria, a partir de quarta-feira (4), que favorece uma leve queda nas temperaturas.
Há, ainda, baixa probabilidade para a ocorrência de chuvas, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste do Estado.
Entretanto, o tempo ameno será breve, pois a frente fria passa rápido por Mato Grosso do Sul e as temperaturas voltam a subir no final de semana.