sábado, 2/ago/2025
28.8 C
Campo Grande

Gostou, postou, Viralizou!

InícioPolíticaHoras antes de eleição no Senado, time de Pacheco reduz previsão de...

Horas antes de eleição no Senado, time de Pacheco reduz previsão de placar

Camila Turtelli e Eduardo Militão

Do UOL em Brasília

01/02/2023 13h55 Atualizada em 01/02/2023 17h29

Aliados do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reduziram suas perspectivas de placar vitorioso para sua tentativa à reeleição na manhã que antecede a votação para o comando da Casa. Até ontem, os cálculos mais otimistas chegavam a 55 votos para o parlamentar de Minas Gerais. São necessários 41 votos para ganhar. Hoje, há quem estime uma vitória mais tímida, com 46 votos. Pacheco disputa o posto com o ex-ministro de Jair Bolsonaro Rogério Marinho (PL), que corre contra o tempo para conquistar votos. A disputa ocorre na tarde de hoje e a expectativa é que o resultado saia à noite.

A eleição do Senado e da Câmara é secreta, então, as perspectivas dos aliados se baseiam em conversas e costuras de apoios entre os partidos, mas podem ser frustradas na urna.

O time de Pacheco não sabe explicar o que pode ter levado à redução do apoio, mas há negociações correndo ainda nesta quarta-feira (1º) parar postos na Câmara e no Senado. O PL e o União Brasil, por exemplo, disputam a relatoria do orçamento 2024, o que pode ter influência na eleição.

Uma das contas prevê que Pacheco terá 12 votos do PSD, 9 do PT, 9 do MDB, 6 do União Brasil, 3 do PDT, 4 do PSB, 1 da Rede, além de dois votos do partido do adversário, o PL. Isso daria um placar de 46 votos para Pacheco, a garantia da vitória.

Como acontece em todas as eleições para as Mesas do Congresso, os líderes partidários costumam divulgar previsões mais otimistas do que a realidade até para convencer seus pares. Por isso, as estimativas precisam ser observadas com cautela. Além disso, partidos fecharam apoios aos candidatos, mas não significa que toda a bancada garante o apoio.

No PSD de Pacheco, por exemplo, três senadores declararam voto em Marinho: Nelsinho Trad (PSD-MS), Lucas Barreto (PSD-AP) e Dr. Samuel Araújo (PSD-RO).

Já nas contas de Rogério Marinho, há “votos suficientes para vencer”, como ele disse ao passar pelo Túnel do Tempo do Senado. Enquanto isso, seus aliados, como Magno Malta (PL-ES), estimam ter 43 votos.

Eduardo Girão (Podemos-CE), candidato de oposição e de terceira via, avaliava que possuía cerca de dez votos garantidos até a hora do almoço.

Partidos que apoiam Pacheco: PSD (16 senadores) MDB (10 senadores) PT (9 senadores) PSB (4 senadores) PDT (3 senadores).

Partidos que apoiam Marinho: PL (12 senadores) PP (6 senadores) Republicanos (4 senadores) PSDB (3 senadores).

Neutros: União (10) Podemos (4).

RELACIONADO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMENTÁRIOS RECENTES