Nova regra da Anvisa visa coibir uso estético e exige retenção da 2ª via da receita médica…
A partir desta segunda-feira (23), farmácias de todo o país passam a reter a segunda via da receita na venda de medicamentos análogos ao GLP-1. Entre os mais conhecidos estão Ozempic, Wegovy, Mounjaro e similares, que ganharam popularidade pela promessa de emagrecimento rápido.
A mudança foi determinada por Instrução Normativa publicada em 23 de abril deste ano. Com a nova regra, os medicamentos passam a integrar a lista de controle especial, como já ocorre com os antibióticos.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a medida tem como objetivo ampliar o controle do uso e proteger a saúde pública diante do consumo considerado irracional desses produtos. As receitas aceitas devem ter validade de 90 dias e conter duas vias.
Outra mudança anunciada é valida para os estabelecimentos comerciais que fazem a venda das canetas. Eles deverão registrar as vendas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.
A decisão foi tomada com base no aumento de notificações sobre eventos adversos associados ao uso indiscriminado, especialmente entre pessoas que utilizam as canetas sem prescrição médica ou com fins exclusivamente estéticos.
Entre os efeitos colaterais mais comuns estão náuseas, distensão abdominal, constipação e diarreia. O uso inadequado também pode agravar transtornos psicológicos e alimentares.