O principal objetivo da operação é combater crimes na capital e no interior do Estado, especialmente nas áreas comerciais
O policiamento em Campo Grande e nas cidades do interior de Mato Grosso do Sul será reforçado durante o mês de dezembro, com ações focadas na segurança das festividades de fim de ano. A Operação Boas Festas, iniciada nesta segunda-feira (9), envolverá a Polícia Civil e Militar e seguirá até o dia 9 de janeiro de 2025. Uma das ações será o monitoramento de presos beneficiados com a saída temporária para o Natal e o Ano Novo, embora o número de detentos ainda não tenha sido divulgado.
O principal objetivo da operação é combater crimes na capital e no interior do Estado, especialmente nas áreas comerciais, que costumam registrar aumento de movimentação devido às compras de fim de ano e ao pagamento do 13º salário. A Polícia Civil e Militar intensificarão as abordagens e fiscalizações para garantir a segurança da população.
Durante a operação, o efetivo será reforçado nas delegacias do interior e nas delegacias plantonistas de Campo Grande, como a Delegacia de Pronto Atendimento (Depac Centro), a Depac Cepol, a 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e a 4ª Delegacia de Polícia Civil (Moreninha). Além disso, a Polícia Civil se concentrará no cumprimento de mandados de prisão em aberto, especialmente por crimes patrimoniais, como furtos, roubos e estelionato.
A Polícia Civil também informou que os detentos com autorização para saída temporária durante o período de festas serão monitorados, para garantir que a população possa celebrar o Natal e o Ano Novo com maior segurança. A Polícia Militar, por sua vez, focará o policiamento ostensivo em pontos estratégicos, para aumentar a sensação de segurança.
Além do lançamento da operação, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul recebeu 70 novas viaturas, que serão usadas no patrulhamento e nas rondas ostensivas em todo o Estado. A entrega dos veículos aconteceu durante a cerimônia de lançamento da operação no Comando Geral da PMMS, em Campo Grande. As novas viaturas são do modelo Renault Duster e substituem as Chevrolet Trailblazer, que eram utilizadas desde 2021. O aumento da frota acompanha a incorporação de 479 novos militares à corporação.